Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

THE JIMI HENDRIX & JOHN McLAUGHLIN - Uma jam no estúdio Record Plant, em 1970.

The Jimi Hendrix  & John McLaughlin
Sessions
 
Esta página reune algumas informações sobre a reunião do lendário John McLaughlin e Jimi Hendrix para uma jam no estúdio Record Plant, em 1970. Há tanta confusão e especulação sobre a reunião que as gravações piratas realizar cortes de diferentes chamados a mesma coisa e os mesmos cortes que são chamados de algo diferente. Alguém pode lançar luz sobre tudo isso? ...
 
Artigo de: Revista Guitar Player, setembro 1975
------------------------------------------------
Eu conheci Jimi em Nova York, através de Mitch Mitchell, que esteve com Georgie Fame e os Blue Flames. Eu costumava brincar com Georgie anos e anos atrás, mas naquela época eu estava com Tony Williams Lifetime. Mitch estava realmente apaixonado sobre a vida. Ele se aproximou e disse: "É melhor vir para o Record Plant, porque nós estamos gravando hoje, apenas para baixo."    Quando cheguei lá, Mitch não era realmente lá. Havia um cara chamado Buddy Miles tocando tambores. Eu não sabia Buddy no momento, eu só vi um cara que estava tocando algumas boogaloo. Então, eu joguei e, em seguida veio e se juntou a Jimi polegadas] Dave Holland [Miles Davis 'baixista estava lá, e jogamos a noite toda - que foi muito bom.
Jimi utilizados amplificadores Marshall e que variam entre o branco personalizados Gibson Les Paul e uma Fender Stratocaster. Eu estava usando uma Gibson apartamento superior com um captador nele. Nós trabalhamos para fora alguns acordes, mas nada complicado. Nós só estávamos tocando.
Como familiar, ele estava comigo, eu não tenho idéia. Porque Mitch foi uma loucura o que estava fazendo ao longo da vida, eu imagino que Jimi estava consciente de nós. Geralmente, Jimi era apenas um guitarrista de blues. Eu estava em uma coisa completamente diferente do que ele, embora não houvesse conflito entre os nossos estilos de tudo. Não se trata de estilos que chocam, mas são pessoas que se chocam. Você pode obter a maioria de estilos completamente opostos, mas se as pessoas têm harmonia, não importa, porque tudo é música. Você pode obter Stravinsky jogar com Miles Davis, porque se está harmonioso, eles vão encontrar algo que está acima de ambos. Não é como, "Não jogo muito pesado, o homem".
Eu só vi Jimi cerca de duas ou três vezes depois que o doce na Record Plant, mas não jogamos juntos então. Cada vez que nos encontramos nós estávamos em um estúdio de ensaio, e isso só aconteceu, não tenho revelações secretas. Ouça, dizem-me que encontraram fitas de Jimi e eu. Há um conjunto hoo-ha sobre isso, e é como um monte de touro. Quando eu perguntei-lhes para enviar uma coisa que eu queria ouvir, que me enviou algo que tinha dois ou três minutos sobre ele - isso é tudo. Mas se há algo * é *, o suficiente para fazer um álbum ou dois ou algo assim, então eu quero ouvi-lo. E se é bom, eu quero sair, eu quero que as pessoas compartilham. Mas se não é bom, é uma imitação. Jimi foi arrancado artisticamente desde que ele morreu, apenas por uma questão de dinheiro, e isso é uma imitação do povo também. Então eu não vou colocar nada até que eu sinto que há algo de bom, porque me sinto responsável por sua e minha própria política, não importa quem diz o quê. Eu sei o que é bom, e eu não vou fazer isso por dinheiro. Vou fazer isso porque a música * * está acontecendo, isso é tudo. Mas acredite em mim, se é bom, ele vai estar lá.   Jimi era um guitarrista bonito. Ele não era muito educado, tinha um conhecimento limitado, tanto quanto a harmonia musical está em causa. Mas ele tinha uma imaginação que ele inventou para ele. E é isso que faz as coisas acontecerem, porque se você começar um cara com todo o conhecimento e sem imaginação, ele não joga nada. Conhecimento ajuda, mas eu não estou dizendo que o conhecimento é isso.
Eu não sei o que toda essa conversa é, como espécie de Jimi algumas de Deus. Ele é apenas um cara comum. Quero dizer, ele é como uma bela, uma pessoa, doce amor - isso é tudo. Ele é como um de seus amigos, você sabe? Ele não era pretensioso, nem nada. Ele era apenas um jogador de guitarra, isso é tudo o que era. Isso é tudo o que ele sempre quis ser. Quero dizer, ele tem espaço, você sabe, mas todos foram espaçados em nosso próprio caminho. Mas ele ainda estava dentro do blues.
Minha impressão de Jimi era realmente de força. Ele era forte, e isso significava algo. Para mim ele era nobre. Deve ter havido uma palavra melhor para ele. O que quero dizer é que ele era dinâmico. Ele podia fazer coisas com a guitarra, que ninguém tinha feito antes. Em outras palavras, ele era um revolucionário, mas ele ainda tinha um monte de alma, e é isso que faz as coisas funcionarem. Se você não tiver isso, você não pode fazer nada de trabalho. Eu acho que Jimi teve um efeito sobre os guitarristas mais contemporânea. Minha influência sobre ele é que ele diz. Eu não tenho nenhuma idéia.
Não foi esse status místico dado a ele, mas eu não acho que ele sempre quis. Tudo o que ele queria era apenas uma brincadeira. Mas ele tinha essa * coisa * em torno dele. Eu sinto que ele tinha projetado sobre ele por pessoas que o cercavam. Acho que ele foi assassinado, com franqueza. Alguém lhe deu algo. Alguém lhe deu algo que não deveria ter. Eu não acho que foi intencional ou premeditada. Bem, eu não sei, talvez fosse, mas eu duvido. Mesmo assim, era como se alguém vai sofrer algum karma ruim.
Eu não sei o que aconteceu com todo o seu equipamento e material depois que ele died.The abutres provavelmente veio e ele seca bicou, bicou seus ossos limpa. Houve um monte de coisas ruins em torno de seu nome, não menos do que as pessoas sendo que foram lançando suas músicas. Você vê, ele não iria gostar, sem ter o seu controle de qualidade, embora Alan Douglas é um dos melhores que está fora desde Jimi morreu. Tudo somado, Jimi era uma pessoa muito doce e um guitarrista bonito
==========================================
Extract from :
Black Gold: The Lost Arquivos de Jimi Hendrix
Noel Redding (Prefácio), Steven Roby
Paperback 288 páginas (1 de março de 2002)
Livros Billboard; ISBN: 082307854X


"Em 1969, o guitarrista JM, que tinha acabado de assinar com Alan Douglas, começou a trabalhar na Record Plant no album 'Devoção'. Unir JM do álbum foram Buddy Miles na bateria e jovem Lasrry no teclado. Embora este álbum estava sendo gravado em nível inferior a Record Plant, Hendrix trabalhava no estúdio no andar de cima.
Em uma ocasião feliz, os dois guitarristas cumpridos. Poucos dias depois de sua chegada em Theus, JM gravou com Miles Davis em seu álbum de 1969 "Em 'Silent Way. Mais tarde, ele tocou com Hendrix no Record Plant de NY, onde Hendrix estava brincando com Buddy Miles, o baixista Roland Robinson, eo guitarrista Jim McCarty (da BM Express). A pedido de Mitch Mitchell, JM foi à Record Plant com a intenção de tocar com Hendrix, e não a gravação.  Em 1996, eu entrevistei JM e perguntou-lhe como a jam com Hendrix teve lugar.
"Foi através de Mitch Mitchell. Mitch e eu voltar a trabalhar com Georgie Fame no início dos anos 60. Em 1969, eu estava brincando com Tony Williams. Mitch era um grande fã dele e viria para nos ver tocar no Vanguard. Uma noite, Mitch nos convidou para a Record Plant. Desci com Larry Young e Dave Holland (baixista MD 68-70). Basicamente, nós jogamos, mas era difícil porque na época eu estava usando um ..... oca-corpo como uma guitarra acústica país. O volume era tão baixo e Buddy Miles estava a tocar bateria tão alto. Dave Holland foi lá e jogou Jimi elétrica. Não foi realmente uma sessão de jogo .... era só sair .... ter um bom tempo. Eu só ouvi um pouco de fita, uns dois ou três minutos, isso é tudo o que me enviou. Parecia terrível para mim. " Um Hendrix energizado e Buddy Miles dominaram os três compotas com base em riffs blues e do JM estático guitarra era muito perturbador para tornar este momento tão grande da história do rock.
Em 1974, Alan Douglas descobriu a fita de JM e tocando Hendrix e estava em êxtase: "nós temos a fita deles juntos não só é uma coisa histórica, é muito emocionante. Vai ter um forte impacto sobre o público musical. É Jimi tocando em um saco que nunca foi lançado antes. Douglas rapidamente elaborou uma campanha de promoção e começou a alimentar os teasers de imprensa sobre o material de fusão jazz-que tinha na fita entre JM e Hendrix. relatado na revista Oui Feb1975 que Reprise liberaria um álbum deste material e Nemperor Records (selo da JM gerente) sairia com um suplente. Afetr ouvir uma amostra dessas jams, crítico de rock Dave Marsh escreveu em Penhouse Magazine: "A JM / fitas Hendrix são declaradamente dez horas longa ..... uma vez que começou, JM e Hendrix alcançar o tipo de jogo que os produtores de superações procurar sempre, mas raramente descobrir.
Misteriosamente, nem o disco foi lançado e se vangloria de horas de gravações cheio de jamming non-stop foram silenciados quando arquivista John McDermott explicou em seu livro "Sessions": "Tudo o que resta desta cimeira especial (25 de março de 1969) é um Thrity- carretel minutos de gravação. Ninguém parece saber o que aconteceu com as gravações que inspiraram Douglas para dizer: 'Eu me senti como se tivesse sido para o Tibete ".
JM ficou feliz que esse projeto foi abortado. "Eles estavam olhando para espremer o máximo de dinheiro possível fora do que para mim foi uma farsa ', explicou mais tarde. "Jimi já tinha sido enganado por essas pessoas, porque a maioria das pessoas vai querer comprar algo com a força do nome .. Jimi nome e meu nome, e que nunca mais havia - era apenas um truque. Para mim, eu teria ficado muito contente por ver algo de bom para ter resultado, mas não foi uma sessão de gravação. Eu não joguei muito tempo. Houve outros jogadores de guitarra lá em baixo. Estavam todos a jogar bem e Jimi parecia grande. Jimi era um revolucionário, como Coltrane. Ele podia fazer coisas com a guitarra, que ninguém jamais fez antes. Todos nós lhe devemos muito ".
NOTA DE RODAPÉ: Quando o jazz influenciou muito antecipado Nine ao Universo LP foi lançado em 1980, o lendário JM compotas / Hendrix não foram incluídos. A trinta minutos do JM compotas / Hendrix têm aparecido na rede do coletor e, aparentemente, isso é tudo que resta da jam frouxamente organizado que JM disse: "durou de dois até oito horas da manhã. Se existem outras bobinas a partir da sessão de 6 horas, eles não vieram à tona. Uma vez que JM não estava muito entusiasmado com a fita pequena amostra que Alan Douglas deu a ele, é improvável que ele jamais iria aprovar uma versão futura. As músicas que aparecem na fita minutos Thrity são "Drivin do Sul", "Everything's Gonna ser" Alright, e compotas improvisação experimental. "
================================================
O seguinte é uma reedição da newsletter JIMI (winter'94 / '95 questão 36). Esta revisão foi de cerca de um CD pirata Hendrix -
SESSÕES DO McLAUGHLIN
(HML CD 9409)

Jimi Hendrix, John McLaughlin, Dave Holland, Buddy Miles – NYC Record Plant 25 Mar ‘69
MP3 @ 192 59 MB

I believe what is here is at least the half-hour of the
Hendrix-McLaughlin sessions on the first track. Some of the other
shorter tracks do seem to have Dave Holland, but I don’t hear
McLaughlin. I EAC’d this from a cd-r that I think was a clone
of a silver boot. Not Sure.
Jimi Hendrix
John McLaughlin
Dave Holland
Buddy Miles
Record Plant 3/25/69

Tracklist:
02.Everythings gonna be alright 15.25

Durante a primavera de 1969, John McLaughlin juntou Hendrix, Buddy Miles e Dave Holland no Record Plant para uma jam instrumental informal. Cerca de 20 minutos deste exercício está disponível em fitas de colecionadores. Os recursos de gravação de Jimi interpretação de jazz-rock do 'Drivin' South', seguido por um acordo de blues vivo. As Sessões McLaughlin é uma versão de 76 minutos, que oferece apenas os primeiros 12 minutos de jam, com material adicional retirada da sessão de 5/14/69 estúdio com Larry Young, além de outros três "Nine To The Universe" faixas.
Olhando para os títulos desconhecidos na folha de forro, o ouvinte pode acreditar que ele tropeçou em um tesouro de "Lost gravações de" Hendrix. No entanto, os títulos são simplesmente o resultado da imaginação vívida de um produtor. Shamelessly encarte inacccurate citar a participação de John McLaughlin em quatro faixas adicionais. Na verdade, o encarte são quase uniformemente incorreta. O material é derivado de múltiplas cópias geração que sofre inexplicável e fadeouts edições. Outra crítica é a disposição das 10 seleções em apenas quatro faixas do CD para que o acesso rápido de cada performance individual é impossível.
O CD começa com "Livin 'a Burwood, parte do" Young / jam Hendrix "caracterizado em" Nine To The Universe ". Esta peça de fusão jazz-fornece algumas interacção intensa entre Jimi e tecladista Larry Young de Tony Williams Lifetime. Outras faixas da sessão incluem "World Traveller" (em duas tomadas, com o segundo sendo uma continuação do primeiro) e os 11 minutos 'My Brother's aka Dead' It's Too Bad ", um blues lento destaque por Jimi vocal sincero .
A faixa de seu segundo CD é composto de "Tribute To Donna", que é a maioria dos uncut "Mensagem Para Nine jam The Universe", com Buddy Miles e Billy Cox a partir de maio de 1969. O início eo final do exercício de 17 minutos são suprimidos nesta edição.
A faixa de seu terceiro CD começa com "Tarnia, o Hendrix real / jam McLauglin que também dispõe de Dave Holland no baixo e Buddy Miles na bateria. Hendrix domina a tomar como ele improvisa roda criativo que demonstram sua capacidade de jogar em um contexto de jazz. Tocando uma guitarra acústica amplificada, McLaughlin soa quase ao lado de Hendrix emasculado como ele fornece apenas apoio de fundo. Com toda a franqueza, esta faixa é uma jam soltos. Nem o guitarrista tinha preparado para a sessão. Ela surgiu no momento Alan Douglas estava produzindo Mclaughlin, e organizou a sessão para Jimi poderia explorar os reinos jazz e interacção com outros artistas da estatura.
Isso é seguido por 'Doin' Gern, realmente 'Drone Blues ", a versão completa que foi editado para ser lançado em" Nine To The Universe ". "Você não entenderia" é uma versão instrumental de "vales de Netuno 'a partir de 1969 com Jimi, Mitch Mitchell, Billy Cox e Larry Lee. "Uncommon Ground" oferece os primeiros 6 1/2-minutes do "de Jimi / Jimmy Jam" Nine To The Universe ", antes de terminar abruptamente. O quarto é faixa do CD, inexplicavelmente, os primeiros 40 segundos de 'Young / jam Hendrix ", aqui intitulado" Tarot Mistress.
============================================
Várias listas de músicas do bootleg releases purporting

a característica John McLaughlin jamming com Jimi Hendrix:
-----------------------------------------------------
THE MCLAUGHLIN SESSIONS - HML CD 9409
01. Livin' At The Burwood - instrumental 9:??
02. World Traveler 6:??
03. World Traveler (Reprise) 2:??
04. My Brother's Dead 11:??
05. Tribute To Donna(Lenore) (Jimi/Jimmy Jam) 17:??
* 06. Tarnia - instrumental 12:??
07. Doin' Gern - instrumental 8:??
* 08. You Wouldn't Understand - instrumental 4:??
* 09. Uncommon Ground - instrumental 17:??
* 10. Tarot Mistress - instrumental 4:??
(1-4) Jimi and Larry Young 1969 Record Plant, NYC, NY
(5) Jimi, Buddy, Jim McCarty (g) and Roland Robinson (b) 25-03-1969 Record Plant, NYC, NY
(6,8-10) CoL Band and John McLaughlin 1969 Record Plant, NYC, NY
(7) BoG 1969 Record Plant, NYC, NY
-----------------------------------------------------
McLAUGHLIN SESSIONS (HML)
Live At The Burwood (instrumental) (Jimi & Larry Young (Record Plant; New York City, NY) 1969)
World Traveller (Jimi & Larry Young (Record Plant; New York City, NY) 1969)
World Traveller (Reprise) (Jimi & Larry Young (Record Plant; New York City, NY) 1969)
My Brother's Dead (It's Too Bad) (Jimi & Larry Young (Record Plant; New York City, NY) 1969)
Tribute To Donna (Message From Nine To The Universe) (Jimi, Buddy Miles, Jim McCarty & Roland Robinson (Record Plant; New York City, NY) 3-25-69)
* Tarnia (Drivin' South;Everything's Gonna Be Alright) (instrumental) (Cry Of Love Band & John McLaughlin (Record Plant; New York City, NY) 1969)
Doin' Gern (Drone Blues) (Band Of Gypsys (Record Plant; New York City, NY) 1969)
* You Wouldn't Understand (Valleys Of Neptune) (instrumental) (Cry Of Love Band & John McLaughlin (Record Plant; New York City, NY) 1969)
* Uncommon Ground (Jimi Jimmy Jam) (Cry Of Love Band & John McLaughlin (Record Plant; New York City, NY) 1969)
* Tarot Mistress (instrumental) (Cry Of Love Band & John McLaughlin (Record Plant; New York City, NY) 1969)
CD.
-----------------------------------------------------
LET'S DROP SOME LUDES AND VOMIT WITH JIMI (Sure Nice Shoes) USA
* Jam (Killing Floor) (incomplete) (Jimi, John McLaughlin, Buddy Miles, Dave Holland (Record Plant; New York City, NY) mid 1969)
Drone Blues (part) (Jimi, ? (Record Plant; New York City, NY) 4-24-69)
Jimmy Jimi Jam No. 1 (Jimi, Mitch Mitchell or Buddy Miles, Dave Holland, Jim McCarty (Record Plant; New York City, NY) 3-25-69)
Mono. Released 1983 (probably). Mono. See 'Electric Lady Jams'. Vinyl.
-----------------------------------------------------
ELECTRIC LADY JAMS (Sure Nice Shoes) USA
* Jam (Killing Floor) (incomplete) (Jimi, John McLaughlin, Buddy Miles, Dave Holland (Record Plant; New York City, NY) mid 1969)
Drone Blues (part) (Jimi, ? (Record Plant; New York City, NY) 4-24-69)
Jimmy Jimi Jam No. 1 (Jimi, Mitch Mitchell or Buddy Miles, Dave Holland, Jim McCarty (Record Plant; New York City, NY) 3-25-69)
Mono. Released 1983. Mono. See 'Let's Drop Some Ludes And Vomit With Jimi'. Vinyl.
-----------------------------------------------------
RECORD PLANT JAMS (Tam Studio) England
Jimi Jimmy Jam (Jimi, Mitch or Buddy, Jim McCarty (Record Plant; New York City, NY) 3-25-69)
Young Hendrix (Jimi, Buddy?, Billy Cox, Larry Young (Record Plant; New York City, NY) 5-14-69)
Drone Blues (incomplete) (Record Plant; New York City, NY 4-24-69)
Valleys Of Neptune (Jimi, Mitch Mitchell, Billy Cox, Larry Young (Hit Factory; New York City, NY) 8 or 9-69)
* Instrumental Jam (incomplete)(Jimi, John McLaughlin, Buddy Miles, Dave Holland (Record Plant; New York City, NY) mid-1969)
Things I Used To Do (incomplete) (Jimi, Johnny Winter, Stephen Stills, Dallas Taylor (Record Plant; New York City, NY) 5-15-69)
Released 1981. Vinyl.
-----------------------------------------------------
RECORD PLANT JAMS (Pilot)
Valleys Of Neptune
Cherokee Mist
* Drivin' South;Everything's Gonna Be Alright Jam
Jimi Jimmy Jam
Recorded at the Record Plant; New York City, NY. This is the complete version of the 'Drivin' South Jam'. CD.
------------------------------------------------------------------------
John McLaughlin Archives [EXTRA] - Paperback 288 pages (1 March, 2002) ... "Sessions": 'All that remains of this special summit (March 25 1969) is one thrity-minute reel of recording tape. ... I heard a recording with Jimi Hendrix and John McLaughlin performing "God Save The Queen. .... (Record Plant; New York City, NY) 4-24-69) Jimmy Jimi Jam No. ...  www.angelfire.com/jazz/jm5/jmjh.html -


Amazon.com: Black Gold: The Lost Archives of Jimi Hendrix ... Black Gold: The Lost Archives of Jimi Hendrix is the first comprehensive biography to authenticate the lost sessions, previously unknown recorded ... http://www.amazon.com/Black-Gold-Lost-Archives-Hendrix/dp/082307854X

  Drivin' South (Live)
Olympia, Paris 1/29/68 Best version of this awesome instrumental. With all improv and experimental sounds that hendrix throws at the crowd!

*************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário